Cuidar daquilo que a gente tem é tão importante quanto comprar. Não é à toa que estamos falando em investimento quando compramos peças de qualidade. Portanto, é preciso ter cuidado com as roupas para garantir que elas durem mais, mantendo aquela aparência de nova por mais tempo.
Mas, afinal, o que fazer para as roupas durarem mais? Essa tarefa não é nada complicada. Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para fazer as suas peças terem mais durabilidade. Veja a seguir!
Controle a frequência de lavagens
Lavar constantemente as roupas diminui a durabilidade da peça, além de representar um grande desperdício de água. Isso porque os produtos utilizados na lavagem possuem agentes químicos que podem causar danos aos tecidos. Mas não quer dizer que você deve usar a roupa suja, ok?
Quando a peça não estiver suja o suficiente para lavar na máquina ou deixar de molho, você pode optar por uma lavagem rápida. Desse modo, a peça sofrerá menos danos e você conseguirá usá-la limpa e cheirosa.
Atente-se as configurações da sua máquina de lavar
Conhecer as configurações da sua máquina é fundamental para saber qual a melhor opção de lavagem para cada tipo de roupa. Prefira juntar uma grande quantidade de roupas para evitar o desperdício de água e lembre-se de separar as roupas coloridas das brancas para evitar que as peças se manchem.
Antes de iniciar a lavagem, faça a configuração correta da máquina. Por exemplo, peças delicadas em opção de lavagem normal prejudicam o tecido. Além disso, é preciso analisar a quantidade de água para a quantidade de roupas, a temperatura da água, entre outras especificações.
Permita que as roupas sequem naturalmente
Além de ser uma prática sustentável, deixar as roupas secarem naturalmente mantém a durabilidade da peça. Isso porque a secagem na máquina pode causar o encolhimento e deterioração do tecido. Uma ótima dica é deixar roupas claras secarem sob o sol, já que podem ficar mais brilhosas, e as escuras e coloridas na sombra, para evitar que sofram danos na cor com a exposição solar.
Respeite o tipo de cada tecido ao passar as roupas
Após a lavagem e secagem, chega a hora de passar a roupa. Nesse caso, não são todos os tecidos que precisam passar por esse processo, como o poliéster e elastano. Já os tecidos que necessitam do ferro para ficar mais lisinhos, é essencial prestar atenção na temperatura do ferro, uma vez que o ferro pode desbotar a cor da roupa.
Sendo assim, para proteger a peça, uma dica é passar a roupa do avesso. Peças de algodão mais grosso ou linho precisam de mais calor, já tecidos mais finos pedem uma configuração de calor mais baixa.
Preste atenção ao guardar as roupas
A forma como a peça é guardada no armário também pode prejudicar a durabilidade da peça. Por exemplo, malhas pesadas podem esticar se guardadas muito tempo no cabide, já as roupas de seda podem ficar mais marcadas se dobradas. Por isso, separe os tecidos organizadamente no guarda-roupas.
Evite borrifar perfume nas roupas
Assim como os produtos de limpeza, o perfume também tem agentes químicos que podem danificar as roupas. Por essa razão, não borrife o produto nas peças. Prefira aplicar de forma cuidadosa no pescoço e parte interna dos pulsos antes de vestir a roupa. A mesma regra é válida para as maquiagens.
Portanto, se você espera que suas roupas durem mais, é só seguir as dicas acima! Quer saber mais novidades sobre o mundo da moda masculina? Acompanhe o blog da MVCK!