More

    Dicas de viagem

    Top dicas de viagem: Saiba como se organizar e o que levar

    Sabe como uma viagem se inicia? Na sua cabeça com todos os planos e expectativas que você cria para ela, portanto, conferir previamente dicas de viagem é fundamental para que a expectativa e realidade sejam, ao menos, semelhantes.

    Provavelmente você já teve – ou ouviu de um amigo sobre – uma viagem que deu tudo errado, não é mesmo? Mas é possível que essa experiência ruim tenha uma causa: falta de planejamento e organização.

    Essa questão é comum e polêmica, pois muitas pessoas defendem que não é divertido planejar tudo e que o descanso acaba se tornando enfadonho. Mas, talvez, seja melhor se dedicar alguns dias para organizar suas férias do que ter que resolver perrengues durante ela, não é mesmo? Pensando nisso esse conteúdo inclui:

    Com essas dicas de viagem será mais fácil concretizar suas férias dos sonhos evitando desde problemas na imigração até esquecer aquela roupa que você adora. Confira!

    Como planejar uma viagem?

    Se a viagem começa na sua imaginação é muito provável que, dentro da sua cabeça, ela seja linda e perfeita, sem nenhuma burocracia, atrasos ou custos inacessíveis. É justamente para colocar os pés no chão que a fase de planejamento é necessária.

    Confira a seguir algumas dicas de viagem valiosas para incluir no seu planejamento, tornando-o mais completo.

    Tipo de descanso/atividade

    Um primeiro aspecto que você deve ponderar no seu planejamento é que tipo de descanso ou atividade que está ansiando nas férias.

    Muitas vezes, você pode estar cansado da rotina de trabalho e responsabilidades, desejando um tempo de descanso mais pacífico e calmo, mas acaba selecionando um destino com atividades que vão de manhã até de noite.

    Apesar de a experiência de conhecer um novo lugar ser incrível, pode ser que você não desfrute das férias como deseja se não ponderar antes que tipo de atividade deseja fazer, afinal, ir para praia, pras montanhas ou para um resort são opções muito distintas. 

    Pesquisa de destinos

    Depois que você decidiu o tipo de atividade e descanso que seu corpo e mente estão desejando, chegou a hora de selecionar possíveis destinos.

    Entre as dicas de viagem destaca-se escolher inicialmente mais de um destino, justamente para que você possa avaliar diferentes quesitos do local que pretende ir.

    Por exemplo, você pode querer ir para a Ásia nas férias, mas depois que já decidiu por esse destino descobre sobre as exigências de documentação, vacinas extras e custos, percebendo que não vai conseguir providenciar tudo em tempo.

    Por conta disso, a sugestão é selecionar alguns destinos com níveis de complexidade diferentes para ver qual deles vai atender melhor suas necessidades depois de uma investigação mais detalhada.

    Um aspecto importante a ser investigado é o clima do destino. Por exemplo, o verão é o período de chuvas em Machu Picchu, sendo desaconselháveis as viagens para lá entre novembro e março. Portanto, avalie esse aspecto para não se frustrar.

    Burocracias exigidas

    Nesse ponto do planejamento da viagem você pode estar em dúvida entre 3 ou 4 destinos. Com esse número reduzido de opções fica mais fácil pesquisar em detalhes as burocracias necessárias para cada um deles.

    Alguns podem exigir visto de turista – e até emissão de passaporte caso você ainda não tenha – e entrevista na embaixada, por exemplo. Outros podem ter entrada livre para brasileiros, mas exigir seguro-viagem (como a Europa) ou vacinas específicas.

    As dicas de viagens são importantes para entender essas exigências e verificar se tem algum dos destinos selecionados que não será possível no momento por conta dos custos ou prazos para essas burocracias.

    Avaliação de custos

    A avaliação dos custos é outro passo importante entre as dicas de viagem, afinal, você não quer entrar no vermelho durante as férias, não é mesmo?!

    Com mais de uma opção de destino nessa fase fica mais fácil comparar preços de transporte, estadia e custo de vida no local para entender qual deles atende melhor suas expectativas e está mais de acordo com suas possibilidades do momento.

    Considere todos os custos e uma estimativa de gastos por dia de viagem e também uma reserva que só será acessada em caso de emergências (faz muita diferença se essa reserva precisar ser em pesos ou em dólar).

    Elaboração de roteiros

    Nesse ponto é provável que você já tenha selecionado o destino campeão para suas férias. Comemore!

    Com seu destino decidido e sabendo que a viagem cabe no seu bolso chegou o momento de elaborar o roteiro. Isso não significa as atividades de cada dia, como pontos turísticos, essa etapa entra na organização e não no planejamento.

    A dica aqui é decidir o dia de chegada e retorno – viagens em dias úteis costumam ser mais econômicas – qual será a sequência de cidades visitadas e por quantos dias vai ficar em cada uma.

    Esse roteiro é uma visão mais geral da sua viagem, apenas para que você saiba como se organizar para cada etapa dela.

    Como se organizar para uma viagem?

    Depois de ter a viagem planejada, a dica é organizá-la, de forma que são passos mais detalhados que ajudam você a ficar tranquilo quanto às escolhas que fez. Confira!

    Documentação

    Separe toda a documentação exigida com antecedência, tanto a sua como daqueles que vão te acompanhar – amigos, namorada, família – para evitar problemas com o grupo.

    Verifique se existem exigências específicas e prepare-se para elas, inclusive os documentos que serão pedidos no aeroporto e que podem ser úteis no destino. Não precisa levar seu título de eleitor, por exemplo, mas não pode esquecer a CNH se for alugar um veículo.

    Transporte

    Organize todos os transportes que serão necessários nos dias de viagem, incluindo o percurso até o aeroporto, voos, conexões, translado ou necessidade de alugar um carro no destino, avaliando a mobilidade do local.

    Estadia

    Feche com antecedência as estadias, que podem inclusive ser em locais diferentes, o que exige atenção, por exemplo, aos horários de check-in e ckeck-out.

    Entre as dicas de viagem mais importantes está analisar todos os fatores, como se tem refeições inclusas, para organizar melhor como serão os seus dias e não ser surpreendido por uma informação não lida no canto da página.

    Roteiro dos passeios

    Por fim, é possível organizar os roteiros dos passeios, incluindo se é possível ir nos pontos turísticos de forma autônoma e utilizando o transporte público local ou se você vai fechar excursões com empresas especializadas e guias turísticos.

    Lembre-se de criar um roteiro realista, nada de tentar colocar 15 atividades em 7 dias de viagem. Deixe também alguns intervalos, pois mesmo em férias, emendar atividades pode ser cansativo e te desgastar já no começo do passeio.

    O que não pode faltar na sua mala?

    Um dos principais receios de quem busca por dicas de viagens é esquecer itens importantes da mala. É por conta disso que muitas pessoas já viajam com o peso máximo das bagagens.

    No entanto, você só tem a ganhar com uma bagagem mais enxuta, como mais praticidade para se deslocar, reduzir o tempo decidindo os looks e evitar aquele custo adicional na volta porque exagerou nas compras.

    Se você planejou e organizou corretamente suas férias seguindo as dicas de viagem acima será mais fácil lembrar do que não pode faltar na mala. A dica aqui é criar uma lista dos itens com pelo menos uma semana de antecedência, pois assim você tem tempo para incluir algo sempre que lembrar.

    Apesar disso, a recomendação é tentar ser básico, já pensando em quais looks você vai usar, pois você já tem o roteiro em mãos. Se está indo para um lugar muito quente pode adicionar uma blusa por segurança, mas não faz sentido variar entre duas ou três opções de frio, por exemplo.

    Confira alguns itens chave que não podem faltar na sua mala e que serão úteis em muitos contextos.

    Bonés

    Os bonés são importantes se você for para um local mais quente e ensolarado, mas também são acessórios que garantem estilo e são práticos se o seu cabelo não colaborar algum dia, portanto, podem estar na mala independentemente do destino.

    As opções Boné Trucker Preto e Bege Brasão e Boné Polo Cinza Bordado Classic são básicas e estilosas, de forma que vão combinar com muitos itens da sua mala.

    Bonés MVCK

    Camisetas

    Difícil não precisar de uma camiseta, seja básica ou mais sofisticada, em uma viagem, portanto, inclua diferentes opções já pensando com quais itens e acessórios cada uma delas pode ser combinada.

    Algumas dicas de modelos que são versáteis incluem: Camiseta Preta Travel e a Camiseta Mescla Henley. Esses modelos podem ser usados em atividades casuais do dia ou mesmo à noite, sendo chaves para evitar uma mala enorme.

    Camisetas Preta e Mescla MVCK

    Camisas Polo

    As camisetas polo também devem fazer parte da sua mala, pois podem ser usadas em ocasiões mais formais ou mesmo nas atividades de turismo do dia a dia.

    Uma dica é colocar uma peça de cor mais neutra, como a Camisa Polo Vine e outra opção com uma visual com mais personalidade, como a Camisa Polo Marsala.

    Camisas Polo MVCK

    Óculos de Sol

    O óculos de sol é um item indispensável na sua mala de viagem. Mais do que acessórios, os óculos garantem proteção contra os raios solares, sendo recomendados na praia, com sol escaldante, ou se você está indo para um local com neve – no qual a claridade reflete e incomoda os olhos.

    Para garantir uma visão mais nítida das cores e aumentar a proteção, a dica de viagem aqui é optar por um modelo polarizado. Duas opções versáteis e estilosas são: Óculos de Sol Polarizado Copacabana e o Óculos de Sol Polarizado Bronze Bristol.

    Óculos de Sol Polarizado MVCK

    Extra: Case Cap

    Uma dica extra: garanta a proteção das suas peças durante a viagem para não chegar ao destino com o óculos quebrado e o boné torto, por exemplo.

    Dessa forma, arrume a sua bagagem em sessões garantindo que itens mais fáceis de quebrar ou amassar sejam protegidos durante o transporte.

    No caso dos bonés, uma opção é a Case Cap, que armazena até 5 itens com maior proteção, evitando problemas como mau cheiro, amassados e arranhões. 

    Case Cap MVCK

    Portanto, as dicas para viagem são úteis para planejar, organizar e garantir que nenhum item importante para você seja esquecido, o que proporciona férias mais relaxantes e tranquilas.

    Últimas publicações

    Artigo anteriorLooks com boné
    Próximo artigoModelos de Boné

    Veja também

    Comentários